quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

SCEA, Eu passei!

O título do post pode parecer a primeria vista um tanto quanto egoísta ou simplesmente para "aparecer", mas na verdade ele tem uma motivação: O processo para esta certificação segue um caminho diferente do comum (simulado-algum estudo-prova) e, dessa forma, creio que a experiência possa ter utilidade para alguém no futuro.

Já haviam alguns anos eu pensava em fazer a prova de arquiteto java da sun , mas por diversos motivos a iniciativa foi adiada. Eis que no final de 2007, lá pelos idos de setembro (se não estou enganado) numa navegação inocente pela internet num domingo deparei-me com um post informando que a Sun estava abrindo a partir de segunda-feira dia (dia seguinte a navegação) inscrições para a prova beta do tal objeto de desejo. Como estava fazendo uns trabalhos com o uso de especificações ligadas a jee5, achei que este era o momento. Na manhã seguinte falei com meu amigo Fernando e não perdemos tempo e nos inscrevemos.

Um pequeno parênteses: Para os que desconhecem o significado de "prova beta" aí vai. Antes de lançar uma prova para certificar profissionais em sua tecnologia, grandes fornecedores (Oracle, Sun, Microsoft, Cisco, ...) preparam um grande conjunto de questões e submetem a pessoas ao redor do mundo para que a tal prova possa ser calibrada (quais questões são mais fáceis, quais são mais defíceis, quais todos erram e por aí vai) conseguindo também definir a a nota de corte. Além disso, os candidatos devem se sujeitar ao calendário do fornecedor. Em palavras miúdas "você não tem o tempo que quiser para estudar". A contrapartida é que, geralmente, custo para realizar a prova é 0 (zero). Fecha parênteses.

Essa certificação é divida em três provas a saber: Uma prova teórica com todo o conteúdo proposto, uma prova prática com a realização de um projeto baseado numa especificação (casos de uso, diagrama de classes preliminar) e uma prova teórica sobre a prova prática. Não bastasse o calendário apertado, o conteúdo está espalhado pois a "prova" não existe ainda, ou seja, não tem um livro ou simulado. A referência básica é a versão anterior da prova, que nesse caso, mudou muito.

Prova 1
A prova foi composta por 153 questões me levando a ficar na sala da prometric por cerca de 4hs, com o tempero que o resultado não sai na hora. A prova está sendo calibrada a nota de corte ainda não é conhecida... Muitas questões do tipo "Você é um arquiteto numa empresa e ela está escolhendo uma solução XPTOyz. Qual ua recomendação considerando vxvxvxv?" e é claro o que vale é "melhor" resposta.

Ela será enviada... Quando? Um primeiro suplício, pois a data de envio do resultado é planejada, mas nesse caso foi cumprida.


Recebi três e-mails da Sun: Um dando o resultado da prova, informando a aprovação e esclarecendo que receberia mais dois e-mails. No segundo correio veio com o projeto em formato PDF e orientações básicas para a execução da prova. Finalmente, no terceiro e-mail veio o voucher para a realização da terceira prova a ser marcada no representante prometric mais próximo.

Prova 2
A execução da segunda prova, com certeza é a mais difícil. Eu e Fernando havíamos passado na primeira mas, como era de se esperar, nossos projetos eram diferentes. Até aí, uma situação normal, mas qual o grau de detalhamento que o projeto deve ter? até onde ir? o que poderia ser considerado gordura? No PDF tinha mais informações sobre o que era esperado na prova: Diagrama de classes, de sequência, de componentes, indicação de design patterns utilizados, lista de riscos e premissas assumidas. POis é. Assim como na vida real, algumas decisões tem que ser tomadas e, nesse caso, o bom e velho usuário não existe! Então o herói da vez precisa dizer como está preenchendo as lacundas que não estão na especificação. A propósito, o tamanho útil da especificação é de cerca de 3 páginas entre contextualização, diagramas de caso de uso e de classe, especificações dos casos de uso que no meu caso foram 5. Como pode ser percebido muita coisa para pouco espaço.

Na internet mais dúvidas que respostas "Posso usar struts na minha solução?" "Como faço para representar a tomada de decisão X?" "A quantidade de métodos da minha classe está muito grande?". Por sorte a Mundo Java havia publicado em sua última edição uma matéria com várias dicas sobre a certificação o que ajudou muito, mas memso tendo um amigo fazendo a prova em paralelo com você o conflito e as dúvidas são muito particulares. Troca de idéia sempre acontece, mas é no frio da noite iluminada pelo monitor que essas dúvidas explodem feito pipoca. Muito pareto (regra dos 80/20) durante as atividades e vamos que vamos!

Uma vez formatada a prova, ela é envida para a Sun e marca-se a terceira na Prometric.

Prova 3
Nesta última prova, foram respondidas 8 questões discursivas em inglês (só para deixar claro para os mais desavisados) basicamente perguntando "Explique como você tomou a decisão para XPTO". De novo o detalhamento da resposta assombrou. Será que estou falano pouco? Será que estou sendo claro o suficiente na meu texto?

A prova em si não é a pior parte. Mas sim o resultado. A última prova foi feita em /12/2007 e o resultado planejado era para 15/02/2008. As provas 2 e 3 são corrigidas em conjunto e como são discursivas naturalmente não teria como o resultado chegar na hora. Mas e que tal no prazo? Infelizmente, o resultado demorou e a ansiedade tomou conta. No java ranch a responsável sobre certificações da sun colocou um post informando que o resultado estaria no dia 18 no banco de dados da Sun, segundo prometera a Prometric (o curioso é que o post estava no java ranch e não na própria Sun). Nada. Um outro post dizia que o resultado só sairia dia 29/02.

Então uma luz clareou tudo. No dia 19/02 recebi um e-mail confirmando minha aprovação. Uma felicidade só!

Mas... e o Fernando fiel companheiro da empreitada? O e-mail dele não chegou. Indo até o banco de dados de certificação da Sun estava lá indicado que ele fora aprovado na terceira prova e a primeira estava sem resultado, mas como o resultado tinha vindo pelo correio, ele também conseguiu! Só resta agora alguma buracracia para correção dos dados dele.

Então pessoal, depois de uma longa jornada conseguimos o tão sonhado prêmio: SCEA

Um abraço a todos e até a próxima.

p.s.: Sei que tem alguns links quebrados em alguns posts, tentarei resolver isso o mais breve possível.

Nenhum comentário: