segunda-feira, 16 de março de 2009

Nova (?) Ordem aqui, ali e aí


Recentemente li o livro Wikinomics - Como a colaboração em massa pode mudar seu negócio.

O livro de um texto fácil e muito interessante é resultado de uma ampla pesquisa coordenada pelos autores desde 2000, envolvendo as cifras de US$ 9 milhões. Ou seja eles viram a internet evoluir, crescer e... 2.0!

O texto não se prende a internet como algo distante, mas cerca os conceitos colaborativos colocando-a como infra-estrutura de trabalho e, principalmente demonstrando como esses conceitos acontecem em empresas bem reais e concretas como Boeing, BMW, IBM, Lego, Apple, Prefeituras... só para citar algumas.

Conforme o livro vai evoluindo por cada um desses conceitos vai ficando claro que uma boa infra pode - e deve - dar um excelente suporte ao negócio, gerando economia e resultado financeiro positivo para a(s) empresa(s). Uso de blogs, wiki´s, estímulo a colaboração premiada (sim tem dinheiro envolvido para quem colabora), estímulo a comunidades; são exemplos dessa infra.

Como nem tudo são flores, o texto também cita efeitos colaterais, problemas reais que são e podem ser enfrentados, sempre cercado por "ilustrações" reais. Essa atitude só valoriza ainda mais o livro.

Recomendo a leitura para aqueles que estão no mercado e principalmente para os que ainda pretendem ficar mais algum tempo. Ah, não só para quem é da área de tecnologia, porque negócio é negócio em qualquer área.

Até a próxima,

Wesley

Nenhum comentário: