domingo, 16 de março de 2008

HCL em Franca, como foi?

Olá Pessoal,

Estou muito contente como evento ocorrido em Franca .

Após 11 horas de viagem (isso mesmo!) cheguei em Franca e durante a sexta-feira preparei alguns "demos" restantes. Conheci a Universidade que possui uma infra-estrutura bem legal e fizemos testes para evitarmos contratempos de última hora. É claro, também conheci o Shopping de Franca e fiz umas comprinhas, afinal ninguém é de ferro né?! rs

Quem me apresentou Franca e a Universidade foi o Professor Jorge, que foi muito receptivo e me auxiliou em tudo que precisava, garantindo o sucesso do Evento! Obrigado, Professor.

Bom, no Sábado chegamos a Unifran por volta das 8 da matina para preparar o ambiente e refazermos os testes.

Tudo preparado e....... casa MUITO CHEIA, o auditório tinha capacidade para 208 e apenas algumas cadeiras vazias! Foram 201 presentes. Muito legal, contando que estava chovendo e um Sábado pela Manhã! Abaixo uma foto do auditório.

 Auditório da Unifran

A primeira etapa foi uma primeira palestra da Microsoft, transmitida via Webcast. Aúdio e PPT perfeitos, o vídeo não veio, infelizmente. Pela manhã estava tudo OK, apenas um pouco lento. Isto não atrapalhou a mensagem. :)

Chegou a minha vez, já sabendo que seria um dia cansativo, pois o evento foi até pouco mais das 17 horas e sendo eu o único palestrante.  A primeira palestra falei sobre as novidades do Visual Studio 2008 (algumas já citadas na apresentação da Microsoft) e da versão 9 do Visual Basic, sempre com uma Demo associada a cada novidade (extensions, queries, tipos anônimos, declaração implícita e etc). Eu queria ter falado sobre o Enterprise Library ainda pela manhã, mas acabei falando muito e não houve tempo. :-( Ah... falei também sobre  o Team System, ultrapassando a fronteira dos desenvolvedores.

Após o almoço, achamos que várias pessoas deixariam o evento, o que não ocorreu. :) CASA cheia novamente. Comecei falando sobre o LINQ, um pouco mais aprofundado do que pela manhã e desenvolvemos duas demos, através de console e windows forms, tentando utilizar sempre as facilidades da IDE (datasources, server explorer...).

Após o LINQ, falei um pouco de WCF que no Visual Studio 2005 era doloroso (criação de hosts na mão, sem editor de configuração e aí vai, levantado a necessidade de utilizarmos o Web Service Software Factory). No Visual Studio 2008 as coisas simples, agora, ficaram simples. :) Escrevi um serviço (tentando utlizar todos as anotações - datacontract, datamember e etc) e publiquei. Para acessar criamos duas aplicações, uma Forms e outra Web c/ Ajax mostrando que a camada de negócio/ serviço em nada foi modificada, apenas reutilizada. :-)

Na terceira palestra, falei sobre AJAX e sobre as melhorias na IDE para desenvolvimento Web, depuração javascript, split view, intellisense de javascript melhorado e etc. Aproveitei para demonstrar o consumo de banda que é economizado quando utilizamos Ajax. Usando o Web Development Helper para o Internet Explorer.

Por fim, falamos do WPF e Silverlight. Comecei apresentando a aplicação Health para uma introdução. :-) Depois falamos sobre alguns conceitos de WPF, diferenciamos WPF de Silverlight e etc.

Para brincar com a platéia, comecei a desenvolver uma aplicação Windows Forms sob os conceitos atuais (listbox, textbox e compania). Criei uma textbox (nome do cliente), uma listbox (com itens sala, cozinha, banheiro - usando LINQ é claro) e uma outra textbox para indicar a cor, através do ColorDialog. A idéia é que o usuário escolha o ambiente da casa e a cor para pintura. Executei a aplicação e perguntei se todos concordavam com o atendimento aos requisitos. :) Aí....... abrir o Blend e mostrei o "sample" Color Watch.... aff... riram da minha aplicação. :-( Nem ficaram tão diferente colocada lado a lado. rsss

Após a brincadeira, apresentei o Microsoft Expression Blend desenvolvi um demo com alguma animação usando o storyBoard e eventos javascript. Infelizmente o tempo foi curto e não consegui demostrar a última demo no Visual Studio 2008, que é muito mais fácil trabalhar com eventos.  Também mostrei um pouco de como trabalhar com vídeo + Silverlight.

Finalizando, sorteamos os brindes, através de uma aplicação web ajax.

Bom, Franca, gostei muito de estar aí e apesar de cansativo repetiria tudo de novo. A recepção de vocês foi muito agradável e a cidade é muito bonita, lembra um pouco Brasília. E como falei com vocês, o interesse que demonstraram nos dá uma impressão que uma comunidade aí seria muito ativa e colaboraria muito para novos eventos na cidade.

Obrigado e espero que tenham gostado! :-)

 

Obs: Estarei publicando os PPTs no próximo post no blog.

 

Abraços e até a próxima. :-)

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Fernando primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela palestra de Franca, foi muito bom !!!
Meu nome é Lauro e sou de Catanduva (240Km de Franca), tanto eu como meus companheiros de Trabalho estamos muito empolgados quanto as novidades do VS2008, e gostaria de pedir que alem dos ppt´s vc tambem não poderia enviar os demos....
desde ja muito obrigado e novamente Parabens !!!

Bala de Prata disse...

Oi Lauro, fez uma viagem longa hein?! Muito legal a sua iniciativa.
Obrigado pela sua participação e tb pelos seus comentários. :)

Em relação aos PPTs e as demo´s, vou postá-los até o final de semana.

Abraços!

Andre L. disse...

Foi muito boa as palestra e muito produtiva. Eu gostei mais da parte visual do desenvolvimento onde pretendo seguir careira, mesmo sabendo que no Brasil ainda não se da muito apoio esta área.
Valeu Fernando ate uma próxima.

Paulim disse...

Olá, Fernando, me chamo Paulo, parabens pela palestra foi ótima... o VS2008 é simplismente fantastico, legal sua iniciativa de postar os ppts para download...
Gostaria que você postasse o link para a impressão do certificado.
Obrigado e Parabens novamente
abraços

Anônimo disse...

Olá Fernando preciso do certificado da palestra... favor postar o link
abraços

Bala de Prata disse...

O certificado é disponibilizado pela Microsoft, aguarde link no seu email. Vocês ainda serão incluídos no sistema a partir da lista de presença. Aguarde.