segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Reflexão sobre o nosso mercado

Recentemente teve um papo legal no RioJUG e fiz uma colaboração que achei interessante deixá-la aqui...



O mercado de trabalho mudou muito da década de 70/80 até hoje. Antigamente não existia a enorme oferta de cursos técnicos, faculdades, cursos livres que hoje há; o que significa duas coisas básicas: 1) O mercado era extremamente carente de mão-de-obra qualificada; 2) Para as empresas andarem, elas precisaram absorver essa responsabilidade. Provavelmente esse cenário foi o de alguns de nossos pais e, conseqüentemente, o que ouvimos em casa e temos como referência.

Hoje em dia pré-requisitos como cursos técnicos, inglês, graduação em contratações/ concursos/ processos seletivos em geral é algo normal e impensável nas décadas passadas. O que para nós significa que essa responsabilidade pela boa formação agora é de cada profissional e não das empresas.

Outro ponto interessante a ser observado é que na nossa área de desenvolvimento de software vive um universo paralelo, ao menos em relação a realidade do Brasil (tem dias que o e-panelinha publica +50 oportunidades) , e com isso existe muita oferta o que nos leva ao ponto-chave: O que cada um de nós pode fazer?

Ora, como primeira ação, que tal se nós fossemos mais rigorosos na hora de escolher a empresa para onde vamos antes de mudar de chapéu por alguns poucos reais? São só alguns reais a mais que nos interessam? O que esperamos para nós daqui a 3, 5 anos? Se as empresas "ruins" não conseguirem reter ou captar talentos, elas é que terão que mudar revendo sua forma de atuação e relacionamento com seus colaboradores.



Abraços,

Nenhum comentário: